Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

18 de set. de 2009

Programa SeLiga !!!



ENTIDADE IDEALIZADORA
Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social - IDEAR, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú.

OBJETO GERAL

O programa SeLiga! tem por objetivo promover a inclusão digital da população de Maracanaú, por meio de capacitação e acesso às tecnologias digitais e a internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Implantar telecentros públicos, com acesso gratuito e universal à população;
  • Criar uma rede de parceiros privados ampliando a estrutura pública de acesso as tecnologias digitais;
  • Contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica;
  • Promover a capacitação e o acesso ao conhecimento nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo e outras áreas que contribuam para a inclusão social;
  • Incentivar a integração entre Prefeitura, governos Estadual e Federal, empresas, escolas e cidadãos em prol da inclusão digital, como forma de desenvolvimento social local.

PROJETOS DO PROGRAMA SeLiga!

SeLiga! - Telecentros (Centros de Inclusão Digital)
São espaços públicos com computadores conectados a Internet, com acesso gratuito a população, implantados prioritariamente nas escolas municipais e/ou em suas proximidades.
SeLiga! - Plano de Capacitação e Orientação
É um conjunto de atividades de capacitação, formado por oficinas específicas, acervo de sítios (sites) e cursos online gratuitos nas áreas de inclusão digital, habilidades básicas para o trabalho e empreendedorismo.
SeLiga! - Cartão Inteligente
É um instrumento para acesso a computadores, internet e infra-estrutura de empreendimentos privados, com oferta de serviços de inclusão digital (cyber café, lan-house, cursos de informática). Esses cartões são pré-carregados com horas de acesso, e disponibilizados gratuitamente de forma criteriosa.

PÚBLICO-ALVO

O programa foca as seguintes categorias de pessoas:
  • Jovens na faixa etária entre 15 a 29 anos, representando 30% da população;
  • Empreendedores responsáveis por empreendimentos de pequeno porte e seus colaboradores;
  • Cidadãos cadastrados em programas sociais;
  • Alunos e professores de escolas municipais;
  • Funcionários das empresas parceiras;
  • Comunidade em geral;

INDICADORES DE RESULTADO PARA O PROGRAMA SeLiga!

  • Quantidade de telecentros em operação;
  • Quantidade de pessoas beneficiadas com o programa;
  • Quantidade de horas de acesso nos telecentros SeLiga! e com o Cartão SeLiga!;
  • Quantidade de e-mails criados sob o programa;
  • Aumento da receita dos empreendimentos parceiros tecnológicos, pela contratação das horas ociosas utilizadas;
  • Quantidade novos empreendimentos com atividades de inclusão digital;
  • Quantidade de empreendimentos formalizados;
  • Quantidade de novos negócios criados a partir de informações coletadas nos projetos SeLiga!;
  • Aumento da arrecadação do município a partir de empreendimentos relacionados à inclusão digital e a partir dos novos negócios criados com o apoio do SeLiga!;
  • Quantidade de empregos gerados por esses empreendimentos;
  • Aumento da freqüência e do desempenho escolar dos alunos em sala de aula a partir da inclusão das escolas no programa SeLiga!.
Números do Telecentro na Semana – 07/09 à 11/09
Número de Pessoas Atendidas em:
Acesso OrientadoOficinasEADTotal de Pessoas Atendidas
130013

Programa Segundo Tempo !


O Ceará dá os primeiros passos para se tornar o Estado com o maior projeto segundo tempo do Brasil. Esse foi o resultado da reunião ocorrida em Brasília entre o secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, e o ministro do Esporte, Orlando Silva.

O Ministério do Esporte e o Governo do Estado do Ceará, firmaram convênio no valor de R$ 16.721.706,00 (dezesseis milhões, setecentos e vinte e um mil e setecentos e seis reais), para implantação do programa que atenderá 46.600 (quarenta e seis mil e seiscentas) crianças em 233 (duzentos e trinta e três) núcleos nos 184 municípios cearenses.

As reuniões serão realizadas com profissionais de educação física e de pedagogia que irão atuar no projeto que beneficiará alunos de 7 a 17 anos das escolas públicas municipais e estaduais. Ao todo, 932 profissionais serão contratados para trabalhar no contra-turno escolar.

O QUE É - O Segundo Tempo é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.



20 de ago. de 2009

O que é Folclore?


Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Dia Do Folclore - 22 de Agosto!


No dia 22 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Folclore, data que foi instituída através de Decreto Federal em 1965, dada a importância do assunto. Folclore por definição é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças. O termo foi criado por William John Thoms, pesquisador inglês da cultura européia, que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". A palavra é a união de dois vocábulos saxônicos antigos: folk em inglês significa povo e lore conhecimento.

16 de jul. de 2009

Os mais novos projetos que a escola vai ampliar!!!




O programa Mais Educação, instituído em abril de 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.

 
Subir