9 de dez. de 2010

MUNICÍPIO VAI INAUGURAR CENTRO DE TREINAMENTO EM CONFECÇÃO E MODA
A Prefeitura de Maracanaú está contribuindo, mais uma vez, para a qualificação de profissionais em corte e costura da Cadeia Produtiva de Confecção no Município. Cerca de 800 costureiras poderão se capacitar, de forma contínua, com a inauguração do Centro de Treinamento em Confecção e Moda. O espaço é amplo e funcionará na esquina da Avenida Central com rua 7, no Jereissati. A aula inaugural está prevista para o próximo dia 22 de dezembro. No local, serão realizados cursos para costureiras em jeans, malha, moda íntima e consertos de roupas com customização. Essas beneficiadas aprenderão como modelar uma roupa, ao corte do tecido até a costura em 67 máquinas de grande porte, que poderão ser utilizadas no próprio Centro, sob a orientação do Senai. As capacitações começam em janeiro. O Centro de Treinamento em Confecção e Moda será concretizado por meio da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do Município, via Instituto Idear, e a Fundação Banco do Brasil. A iniciativa é mais uma ação de apoio da atual gestão à Cadeia Produtiva de Confecção. Dentre as já realizadas, destacam-se o Projeto Linha e Agulha e a Rede de Confeccionistas e Faccionistas de Maracanaú – Maraca Fashion. (MR)
]
CADEE TEM NOVIDADES PARA COMEMORAR O FIM DE ANO
Os usuários do Centro de Apoio e Desenvolvimento em Educação Especial - Cadee de Maracanaú tem novidades para comemorar as festas do fim de ano. Trinta alunos da instituição passaram por uma capacitação e vão expor seus trabalhos manuais com motivos natalinos. A abertura da exposição de artesanato será hoje, 9 de dezembro, a partir das 14 horas. Os artigos ficarão à disposição do público nos dias 14, 16 e 21 de dezembro, das 13 às 17 horas, no próprio Centro. No dia 21 de dezembro, a cooperativa de crédito da Unimed – Unicred – escolheu o Cadee para fazer uma confraternização e entregar presentes de Natal para os 167 alunos. Serviço – O Cadee está localizado na Av X, n° 159 - Jereissati I . O telefone para contato é 3392.8157.(MR)

ADOLESCENTES CONTRIBUEM PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR
A “Leitura Comunitária nas Escolas” está sendo o diferencial do Plano Diretor Participativo - PDP de Maracanaú. A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano está analisando os dados coletados após a realização das oficinas nas seis Áreas de Desenvolvimento Local – ADL's e na Reserva Indígena dos Pitaguary. Cerca de 500 adolescentes participaram das oficinas, discutindo as prioridades e apresentando sugestões para o bairro onde moram. Maracanaú possui uma população composta em sua maioria por adolescentes e jovens; daí a importância de a elaboração do Plano Diretor envolver esse segmento. A equipe técnica do PDP destacou que, durante as oficinas, os alunos debateram segurança, saúde, transporte público e lazer como prioridades. As propostas serão anexadas ao PDP, que entrará em sua segunda etapa com a leitura comunitária nos bairros, reunindo vários segmentos da sociedade, a partir de fevereiro. (EL)

PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPAM DE ENCONTRO NACIONAL
Técnicos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú participam da reunião do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, que acontece em Fortaleza. O evento discute avanços e desafios para a consolidação do Sistema Único da Assistência Social na área da proteção social. A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, lançou, ontem, dois cadernos sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e o BPC na Escola. As publicações irão ajudar a ampliar a proteção em municípios que, assim como Maracanaú, atuam na prevenção e erradicação do trabalho infantil. Já o BPC na Escola garante o acesso e a permanência escolar de pessoas com deficiência até os 18 anos. Em Maracanaú, 241 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, são beneficiados pelo PETI, enquanto 381 são atendidos através do BPC na Escola. (LQ)

PROJETO ECOAR CHEGA A MUCUNÃ
Os jovens do bairro Mucunã participam do Projeto Ecoar e mostram que estão preocupados com as causas ambientais. O evento ocorre entre os dias 6 e 16 de dezembro, das 8h às 12h, na Rodovia Raimundo Pessoa de Araújo, S/N, Mucunã. Durante a programação, serão debatidos temas como educação ambiental, biodiversidade, sexualidade e direitos fundamentais. No final da formação, os participantes receberão certificados de participação. Com o intuito de formar jovens multiplicadores ambientais, o Ecoar está na sua quinta edição e pretende se estender por todo o município. O projeto é uma parceria das Secretarias de Juventude e Meio Ambiente. Visa formar multiplicadores ambientais. (TV)

--
Prefeitura de Maracanaú

0 comentários:

 
Subir