19 de nov. de 2010

ESTUDANTES CELEBRAM DIA DA
CONSCIÊNCIA NEGRA EM FESTIVAL
Estudantes e professores de escolas municipais de Maracanaú estão celebrando, antecipadamente, o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro. A programação do Festival Afro-arte, organizado pela Secretaria de Educação, prossegue amanhã, 19, das 8 às 11 horas, no Centro Cultural Dorian Sampaio, com a I Mostra Cultural. Na oportunidade, serão apresentados os trabalhos realizados pelas 29 escolas selecionadas e entregues certificados de participação como um reconhecimento do Município. A exposição desse material pedagógico é resultado da efetivação da Lei 10.639/03, que prevê o ensino de história da cultura afro-brasileira em sala de aula. O I Festival Afro-Arte é um dos exemplos de como a política pública municipal estimula os alunos para uma reflexão sobre a herança cultural dos povos africanos no nosso cotidiano. Um trabalho similar também é desenvolvido pelo professor de história do Liceu de Maracanaú, Sérgio Murilo. Ele teve uma atividade escolar selecionada na quinta edição do Prêmio “Educar para a Igualdade Racial”, promovido pelo Instituto Santander Brasil.(MR)


ARTESÃOS MARACANAUENSES
EXPÕEM NO CLUBE DA PARCERIA
Os artesãos de Maracanaú estão expondo seus produtos hoje, 18, no Clube da Parceria – Pajuçara, a convite da Associação dos Distritos Industriais do Ceará – Aedi. A entidade está realizando palestras sobre práticas de sustentabilidade para seus filiados e convidados. Como o tema tem o foco nas ações de preservação da natureza em harmonia com o desenvolvimento social e econômico, grande parte do artesanato exposto é elaborado com material já reciclado. A participação nesse evento da Aedi é mais um reconhecimento ao Programa Artesanato de Maracanaú, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. Hoje, a Prefeitura contabiliza 700 empreendedores cadastrados no Programa. Duzentos deles atuam em feiras dentro e fora do Município, a exemplo do São João de Maracanaú, Natal de Brilho, Festival de Humor de Maranguape, Expoece 2010 e Casa Cor 2009. (MR)


DEMUTRAN INTENSIFICA AÇÕES DE
FISCALIZAÇÃO NESTE FIM DE ANO
As festas de fim de ano estão chegando e o Demutran intensifica as ações de fiscalização pensando na segurança de motoristas, passageiros e pedestres que transitam em Maracanaú. Os agentes de trânsito realizam blitze nas principais ruas e avenidas do Município, vistoriam veículos particulares, bem como ônibus, táxis, vans e mototáxi. As operações acontecem no começo da manhã e no fim da tarde, períodos de maior fluxo de veículos. O objetivo é reduzir o número de acidentes. De acordo com dados fornecidos pelo coordenador do Demutran, Coronel Castelo, de 2009 para 2010, houve um acréscimo de 20% nas ocorrências. Dois fatores contribuíram para o aumento desta estatística: a frota de veículos emplacados na Cidade subiu de 14 para 31 mil, no período de 2007 até agora; e a elevação em 20% na quantidade de veículos de outros Municípios que circulam em Maracanaú. (JF)

0 comentários:

 
Subir